Talvez você já tenha se deparado com a expressão Growth Hacking e provavelmente teve alguma dificuldade de compreender o seu verdadeiro significado. E é por isso que o post de hoje vai te apresentar o que seria Growth Hacking.
Em tempos de inúmeros termos estrangeiros entrando no nosso vocabulário as pessoas que trabalham com marketing digital com certeza já ouviu falar dessa tática, que é muito comum na realidade de startups. E se você é um dos que ainda não compreenderam exatamente o que esse termo significa, hoje vamos te ajudar a desvendar o mistério da expressão Growth Hacking.
Ao pronunciarmos a expressão, nos lembramos imediatamente da palavra “hacker”, que é conhecida como sinônimo de alguém que tem muito domínio de sistemas tecnológicos e de computação, mas que nem sempre utiliza esse conhecimento para o que é bom. Mas no caso da expressão Growth Hacking, precisamos analisar a outra palavra que a acompanha hacking,
A palavra growth nos faz lembrar do verbo em inglês “to grow”, que significa crescer. E precisamos juntar o sentido dos dois termos. Então teremos “growth hacker” também pode ser alguém que entende muito de tecnologia e se dispõe a aprender cada vez mais até dominá-la por completo, mas o diferencial do hacker que já conhecemos está no fato de que esse profissional faz uso da tecnologia para o crescimento das empresas, ele tem uma visão avançada do que é possível fazer para melhorar os negócios e sabe utilizar e organizar adequadamente cada um dos dados e ferramentas tecnológicas que podem lhe trazer a possibilidade de criar novidades com eles.
O que é, afinal um Growth Hacking ?
Growth hacking é, portanto, um conceito novo que representa uma maneira dinâmica e inteligente de ter ideias e soluções para crescimento de produtos e negócios, marcas e experiência com cliente e usuários por meio de uma gestão totalmente inovadora de dados e tecnologias no ambiente digital e fora dele, na tentativa de perseguir novas formas criativas de utilizar estratégias, informações e interações em favor do desenvolvimento e sucesso dos negócios e empreendimentos.
Explicando de uma maneira simples, um hacker é aquela pessoa fanática por tecnologia que testa os limites das regras tradicionais para alcançar resultados de maneira acelerada e cria algo totalmente novo. Sendo assim, podemos dizer que um growth hacker é uma pessoa que utiliza meios totalmente originais e não convencionais para atrair novos usuários e novos clientes para os negócios e empreendimentos.
O Growth Hacking é um novo tipo de profissional que trabalha simultaneamente com a percepção do público e o aperfeiçoamento e qualidade de produtos e serviços, é um profissional que junta desenvolvimento e marketing com o objetivo maior de fazer a empresa crescer. Esse profissional não está preocupado somente em gerar tráfego de entrada para o negócio, ele objetiva reter os usuários, para o crescimento efetivo e duradouro de sua companhia.
Como atua o Growth Hacking
Como você já deve ter entendido que um growth hacker, esse alguém encarregado de fazer crescer o número de usuários e aquisição de lucros de um determinado produto ou serviço que uma empresa ofereça, para refletir diretamente na expansão do negócio como um todo, sendo por isso um tipo de atividade que envolve mais criatividade do que propriamente só marketing e mais um pouco de conhecimento de cada área do marketing digital. E assim, tudo o que é decidido e feito na empresa poderá ter algum impacto sobre a forma como a mesma vai se relacionar com os consumidores e se posicionar frente a eles.
É necessário, portanto, que um growth hacker pense em crescimento em larga escala, mas também possa entender seu público e a interação social.
Se você quiser entender mais sobre o growth hacker veja esse vídeo abaixo do Neil Patel. Ele é um dos especialistas em métricas.
Seja o primeiro a comentar!