Segredos para conhecer seus concorrentes
Olá Leitor Empreendedor se você vai criar um blog conheça como identificar seus concorrentes através desse artigo no qual faz parte de uma série de artigos que estou fazendo e para isso eu estou usando pesquisas na internet,Lendo e-books dos maiores pro-blogger e metablogger da internet e ainda perguntando para meus Gurus, isso mesmo gurus pois como em qualquer negócio ninguém chega a lugar nenhum sozinho.
Meus Gurus
E se você não viu os outros artigos veja o link deles aqui embaixo
- Qual é o seu propósito com um blog
- Como escolher a melhor plataforma para o seu blog
- O melhor Artigo sobre nichos da Internet
Ao criar um blog, uma pergunta importante é: quais são os blogs que tratam de assuntos iguais ou similares ao seu? quando você conhece os seus concorrentes suas ações terão um efeito muito melhor e poderão atingir públicos que os demais não enxergaram
Eu particularmente costumo ver alguns pontos como: quem é o blogueiro e isso você descobre facilmente no final de cada artigo,ou na parte superior direita, qual a data do ultimo artigo pois ele pode está com uma data muito desatualizada isso indica que ele parou com o blog, quantas pessoas seguem esse blog no Twitter, quantos fãs ele tem no Facebook, quantos assinantes ele possuí, quantos artigos ele escreveu e eu ainda analiso se o blog tem um pop-up oferecendo algum E-book de qualidade.
Uma outra avaliação que eu faço é assinar a newsletter do blog através do pop-up, isso quando eles aparecem com um E-book ou assinar em qualquer lugar do blog e ir acompanhando os e-mails que esse blog me envia, como isso eu consigo avaliar se o blogueiro tem um auto-responder profissional como o AWeber ou outro pago pois se ele investe em pop-up profissional e auto responder profissional é porque ele tem retorno com o blog e isso faz dele uma pessoa que devemos acompanhar se quisermos ter renda com o nosso blog.
Agora se você entra no blog e ele não tem domínio próprio exemplo: (www.seublog.blogspot.com ou www.seublog.worpress.com) é porque ele não é profissional ou apenas não usa o blog como fonte de renda e isso você também precisa saber quando for criar seu blog, se você quer ter renda com ele ou não. veja meu artigo sobre qual é o seu propósito com um blog.
Nessa análise, não deixe também de verificar os pontos fracos dos seus concorrentes. Quais são os assuntos que você parece conhecer mais que ele? Quais termos de busca ele poderia ter trabalhado melhor? Aproveite essa lacuna para escrever posts que ficarão bem posicionados.
Concorrentes não são inimigos
Shun Tzu, no livro “A Arte da Guerra”, já dizia:
Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.
Isso vale para muitas situações, não só para guerras. Conhecer quem são seus principais concorrentes, entender como eles trabalham e saber como usar essa informação para melhorar seu blog é um passo importante para o crescimento do seu blog.
Porém isso não quer dizer que ser concorrente é ser inimigo,é de extrema importância que você faça amizades na blogoesfera. por isso eu assino a newsletter do blog que quero fazer amizade e que são do mesmo nicho que eu.
Qual a participação de mercado?
Um forma muito muito eficaz para analisar os seus concorrentes é usar de ferramentas e uma delas é:
Google Blogs
Google Blog Search ele pode mostrar vários blogs com temas parecidos com o seu. Daí vem a importância de conhecer e entender seus concorrentes para que você possa fazer o seu blog crescer!
Google Trends
Uma outra ferramenta para esta análise é o Google Trends. Esta ferramenta oferecida pelo Google tem o propósito de estimar as visitas únicas diárias que um site recebe, exibindo um gráfico sobre este dado.
Veja a análise que eu fiz com os domínios Uol,Terra,ig,Globo
Woo Rank
Uma outra forma de analisar e através da Análise on page.
- Como é a linkagem interna?
- Quais textos âncoras são usados?
- Como é apresentado o conteúdo?
- Que tipo de conteúdo é oferecido?
- Qual o foco(palavra-chave) de cada página?
Gostou do Artigo? ficou faltando alguma coisa nele deixe sua opinião aqui embaixo
Seja o primeiro a comentar!