A Transformação Digital é a decisão de toda e qualquer empresa de incorporar no seu business a tecnologia como recurso com o objetivo de aumentar a satisfação de seus clientes e melhorar significativamente a performance.  

Não é exagerado afirmar (você já deve ter sentido isso) que a tecnologia transformou radicalmente a forma como vivemos. Desta forma, faz sentido afirmar (também) que a transformação digital chega para o mundo corporativo como uma mudança estrutural, ou seja, que modifica as bases que estruturam as empresas.

Cliente: mais informado, mais exigente

Num ambiente de transformação digital, podemos afirmar que o cliente não é mais o mesmo. Se o mundo mudou, ele mudou junto e sua personalidade e o papel que desempenha saiu reforçado.

Cada cliente, tem hoje, o seu próprio canal de comunicação (Facebook; instagram) que está sempre “online” quer para a partilha, quer para a crítica.

As empresas precisam (com urgência) perceber esta mudança e aproximar-se do cliente: transparência, personalização, rapidez no contato são algumas das competências requeridas pelas empresas em tempo de transformação digital.

Outro ponto a considerar é que o cliente, agora, busca, mais do que produtos e serviços, procura por experiências (e se forem imediatas, ainda melhor).

Pense como (e para) um millennial

Não esqueça. A maioria dos seus clientes no futuro serão nativos digitais. E porque isso é importante? Pense nisso quando for desenhar a estratégia de marketing da sua empresa e evite aproximações mais convencionais.

Arrisque

A transformação digital exigirá das empresas aceitar (e incorporar) o risco (e a inovação) nas suas práticas.

Claramente, ”quem não mudar, morre!”.

Parece dramático, mas é uma chamada de atenção: observe o mercado e seus concorrentes e analise como eles estão se comportando.

Mas é preciso que você entenda que a transformação digital é um dos momentos do processo tecnológico que começou com a digitalização.

Da digitalização a transformação digital: compreendendo o processo

Antes do digital, havia o analógico (você se lembra?!). Com o digital, assistimos à transformação dos dados em bits que são armazenados em dispositivos eletrônicos. 

Já a digitalização, refere-se a mudanças reais operadas nas empresas por intermédio da tecnologia (Big Data, por exemplo).

 

O último estágio deste processo tecnológico é a transformação digital. Falamos, agora, de um efeito total e estruturante das mudanças operadas pela digitalização na sociedade.

 Concentre-se nas pessoas

Toda transformação exige uma abertura e a percepção de que você irá ganhar com esta mudança. E sabemos que o principal ativo das empresas são as pessoas (seus funcionários).

transformação digitalPara liderar esta transição, é necessário que os líderes sejam engajados e transmitam de forma clara e entusiasta para os funcionários os benefícios desta transformação.

 

 

Negócios em mudança

Se antigamente, a loja física era a única forma de se relacionar com o cliente, com a disseminação da tecnologia, as empresas poderão apostar na ampliação do seu mercado com o e-commerce e lojas virtuais.

Nesta transição, a empresa poderá optar por adaptar-se e/ou migrar (por completo) para o digital.

 

Vantagens da transformação digital

A resistência a mudança é natural, mas há inegáveis vantagens que poderão ser observadas pela empresa que aceita o desafio.

Para além da proximidade com o cliente com a personalização cada vez mais detalhada, esta revolução permitirá:

– agilidade na comunicação interna;

– informações compartilhadas em tempo real;

– assertividade nos dados (Big Data);

– flexibilidade nos modelos de trabalho (home office, coworking)

 

E voltando ao cliente

Voltamos ao cliente, porque a chave do processo de transformação está aqui.

A tendência dos consumidores é consultar internet, comparar preços e produtos, para assim efetuar a compra. As empresas precisam (para se destacar) oferecer experiências que recriem, por exemplo, o contato físico com o produto. É um sinal da transformação digital!

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