A Transformação Digital é a decisão de toda e qualquer empresa de incorporar no seu business a tecnologia como recurso com o objetivo de aumentar a satisfação de seus clientes e melhorar significativamente a performance.
Não é exagerado afirmar (você já deve ter sentido isso) que a tecnologia transformou radicalmente a forma como vivemos. Desta forma, faz sentido afirmar (também) que a transformação digital chega para o mundo corporativo como uma mudança estrutural, ou seja, que modifica as bases que estruturam as empresas.
Cliente: mais informado, mais exigente
Num ambiente de transformação digital, podemos afirmar que o cliente não é mais o mesmo. Se o mundo mudou, ele mudou junto e sua personalidade e o papel que desempenha saiu reforçado.
Cada cliente, tem hoje, o seu próprio canal de comunicação (Facebook; instagram) que está sempre “online” quer para a partilha, quer para a crítica.
As empresas precisam (com urgência) perceber esta mudança e aproximar-se do cliente: transparência, personalização, rapidez no contato são algumas das competências requeridas pelas empresas em tempo de transformação digital.
Outro ponto a considerar é que o cliente, agora, busca, mais do que produtos e serviços, procura por experiências (e se forem imediatas, ainda melhor).
Pense como (e para) um millennial
Não esqueça. A maioria dos seus clientes no futuro serão nativos digitais. E porque isso é importante? Pense nisso quando for desenhar a estratégia de marketing da sua empresa e evite aproximações mais convencionais.
Arrisque
A transformação digital exigirá das empresas aceitar (e incorporar) o risco (e a inovação) nas suas práticas.
Claramente, ”quem não mudar, morre!”.
Parece dramático, mas é uma chamada de atenção: observe o mercado e seus concorrentes e analise como eles estão se comportando.
Mas é preciso que você entenda que a transformação digital é um dos momentos do processo tecnológico que começou com a digitalização.
Da digitalização a transformação digital: compreendendo o processo
Antes do digital, havia o analógico (você se lembra?!). Com o digital, assistimos à transformação dos dados em bits que são armazenados em dispositivos eletrônicos.
Já a digitalização, refere-se a mudanças reais operadas nas empresas por intermédio da tecnologia (Big Data, por exemplo).
O último estágio deste processo tecnológico é a transformação digital. Falamos, agora, de um efeito total e estruturante das mudanças operadas pela digitalização na sociedade.
Concentre-se nas pessoas
Toda transformação exige uma abertura e a percepção de que você irá ganhar com esta mudança. E sabemos que o principal ativo das empresas são as pessoas (seus funcionários).
Para liderar esta transição, é necessário que os líderes sejam engajados e transmitam de forma clara e entusiasta para os funcionários os benefícios desta transformação.
Negócios em mudança
Se antigamente, a loja física era a única forma de se relacionar com o cliente, com a disseminação da tecnologia, as empresas poderão apostar na ampliação do seu mercado com o e-commerce e lojas virtuais.
Nesta transição, a empresa poderá optar por adaptar-se e/ou migrar (por completo) para o digital.
Vantagens da transformação digital
A resistência a mudança é natural, mas há inegáveis vantagens que poderão ser observadas pela empresa que aceita o desafio.
Para além da proximidade com o cliente com a personalização cada vez mais detalhada, esta revolução permitirá:
– agilidade na comunicação interna;
– informações compartilhadas em tempo real;
– assertividade nos dados (Big Data);
– flexibilidade nos modelos de trabalho (home office, coworking)
E voltando ao cliente
Voltamos ao cliente, porque a chave do processo de transformação está aqui.
A tendência dos consumidores é consultar internet, comparar preços e produtos, para assim efetuar a compra. As empresas precisam (para se destacar) oferecer experiências que recriem, por exemplo, o contato físico com o produto. É um sinal da transformação digital!
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