Flat design- Primeiros passos. Eu já tinha notado que o design de algumas interfaces tinha mudado, mas não sabia qual eram essas mudanças, então decidi pesquisar mais sobre o assunto e agora quero compartilhar com você que é empreendedor porque um bom entendimento sobre esse assunto pode te ajudar em diversos aspectos como: na criação de um logotipo, um blog, uma arte de um canal do youtube e em diversas outras iniciativas digitais.
Flat design- Primeiros Passos
O chamado “minimalismo” vem sendo abordado durante muito tempo em muitos campos de estudo. Seria esse o futuro mais promissor para o design para a interface de usuários? É isso o que precisamos descobrir: as tendências do Flat Design e o que se pode aprender com ele.
Flat Design (ou design plano, em português) é uma abordagem do design minimalista que procura enfatizar os usos, defendendo a simplicidade e a clareza na hora de produzir interfaces. Ele tem aspectos mais limpos, espaços mais abertos, bordas bem nítidas, cores bastante vibrantes e ilustrações bem “planas”.
O desktop do computador ou a calculadora presente no iPhone foram projetados para se parecerem com objetos reais. Porém, será que a gente precisa de todos os elementos visuais e detalhes mínimos? Aqueles que defendem o Flat Design respondem que não.
A Microsoft foi a primeira empresa a aplicar esse estilo de maneira mais radical, pronunciando isso na interface do Windows 8. Isso foi visto por muita gente como uma reação que foi contra o projeto “skeumorphic”, que foi aplicado pela Apple na interface do iOS. Em vez de dar vida a objetos, em ilustrações realistas, os seguidores do Flat Design identificam o aplicativo por meio de representações muito simples. O conceito mostra uma clara separação entre a tecnologia e os objetos que são considerados táteis. Isso significa que não há o uso de bordas, gradientes, reflexos e sombras.
Aspectos Minimalistas
No projeto, certos elementos ornamentais são vistos como uma desordem que é considerada desnecessária. Caso um aspecto não sirva para nenhum propósito funcional, ele acaba se tornando uma distração para a experiência dos usuários. É essa a razão para o caráter muito minimalista de desenhos planos.
Entretanto, só porque ele não tem um design que possa ser chamativo, não significa, essencialmente, que este é um estilo chato: cores com contrastes e vibrações fazem com que as ilustrações e botões chamem facilmente a atenção do usuário. O grande objetivo do minimalismo contribui para o caráter muito funcional do Flat Design.
Rápida Compreensão
Imagens bem simples conseguem transmitir mensagens de maneira mais rápida do que ilustrações feitas de forma mais detalhada. Os ícones conseguem indicar ações ou propósitos com fácil compreensão. É muito fácil ver a diferença entre um skeuomorphic e um Flat Design: blocos com cores sólidas conseguem chamar mais a atenção e os significados dos ícones podem ser percebidos de forma mais rápida.
O que se pode aprender com o Flat Design?
O Flat Design reverte para conceitos muito básicos de design como uma ferramenta muito funcional, obrigando que o design mantenha o foco nas experiências dos usuários. Ao usar esse método, aumentam-se as probabilidades de sucesso nos projetos.
Como fazer isso?
Para que você possa criar um site baseado nos preceitos do Flat Design, de maneira eficiente, todos os elementos presentes no design precisam ser totalmente centrados nas ideias de simplicidade e de funcionalidades de cada um dos elementos. Tudo isso deve ser projetado com o mesmo objetivo: criar-se um projeto visual, funcional e coeso.
Veja um vídeo tutorial que ensina como fazer um avatar usando o flat design
Seja o primeiro a comentar!