A Grande História do Skype
A historia do Skype, fenômeno da telefonia via Internet, foi fundado por dois empreendedores europeus, o sueco Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis, também fundadores do KaZaA (um dos softwares mais famoso da Internet e maior distribuidor de música na web)
Kazaa, um programa de computador para o compartilhamento de arquivos através da tecnologia P2P. Permite a troca de ficheiros de música,imagens e outros arquivos do gênero. Muito perseguido pela RIAA, a associação das gravadoras norte-americanas, pela troca de arquivos ilegais (geralmente canções protegidas por direitos de autor).
Programas como o Kazaa, apesar de criticados por grandes produtoras, devido às quedas de vendas, resultam num aumento de popularidade entre diversos artistas, até dos menos conhecidos. Inclusive uma banda de garagem pode tornar-se famosa. Além do facto de possibilitar localizar bandas e canções que não representam interesses comerciais, estes, sem vendas significativas são retirados do comércio, Apesar de muitas pessoas criticarem o uso do Kazaa, dizendo que era um ótimo programa para compartilhamento de virus e que a maioria dos programas baixados eram inuteis,como videos pornô e etc, o programas foi o software mais baixado de toda historia da Internet.
Skype Technologies é uma empresa global de comunicação via Internet, permitindo comunicação de voz(Voip) e vídeo grátis entre os usuários do software. O Skype está disponível em 27 idiomas e é usado em quase todos os países. Skype gera renda através de serviços que permitem comunicação de e para telefones fixos e celulares, caixa de mensagens, transferência de chamadas e personalização, incluindo tons de chamada e avatares. A Skype também possui parcerias com empresas de hardware e software. Skype não substitui telefones fixos e telemoveis e não pode ser usado para ligações de emergência.
O Skype oferece ainda os serviços SkypeIn e SkypeOut, que são pagos e operam com tarifas reduzidas. O SkypeIn é um código de acesso que permite que as pessoas utilizem telefones comuns e celulares para ligar para seu Skype. Inverso, o SkypeOut é uma alternativa fácil e econômica para ligar para telefones fixos e celulares no mundo todo através do Skype.
Os créditos, podem ser comprados por cartão de crédito internacional e boleto bancário. No início, podiam ser comprados via PayPal. Atualmente, como o PayPal exige a validação de sua conta com um cartão de crédito na compra de créditos Skype (por determinação do próprio Skype), os serviços SkypeIn e SkypeOut tornaram-se mais restritos. Além disso, cada cartão de crédito pode comprar valores para apenas uma conta Skype, reduzindo significativamente a possibilidade de fraudes.
Caso algum usuário queira adicionar créditos em outra conta poderá usar o recurso do Skype Groups onde ele, como responsável pelo grupo, adiciona créditos aos demais sempre que desejar.
Em setembro de 2005, o Skype foi vendido para a eBay por US$ 2,6 Bilhões.Com esse dinheiro os fundadores do Skype começaram a desenvolver o Joost, um projeto de IPTV.
Em 2009 a eBay vendeu a sua filial Skype a um grupo de investidores liderado pela Silver Lake, inclui ainda a Joltid Limited, Canada Pension Plan Investment Board e Andreessen Horowitz.
A empresa foi comprada pela Microsoft em 10 de maio de 2011 pela quantia de US$8,5 bilhões. Com a aquisição, o Skype passa a fazer parte da estratégia da multinacional de software e hardware no crescente e bilionário mercado on-line, integrando este serviço de comunicação via internet aos produtos da companhia como o Xbox, Kinect e smartphones com o Windows Phone. Além disso, os usuários do Skype passam a ser conectados ao Lync, Outlook, Xbox Live e comunidades parceiras da Microsoft. No fim de 2012, a Microsoft anunciou o encerramento do serviço Windows Live Messenger, para dedicar-se 100% ao Skype.
Seja o primeiro a comentar!