Você sabe o que é a síndrome do impostor?  E você sabia que pode estar sofrendo com ela nesse exato momento? Mas, não há motivo para preocupações, pois, essa síndrome não é nada grave e seu tratamento é bem simples e rápido, vamos falar um pouco mais dela nesse texto.

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é uma característica psicológica que afeta pessoas bem-sucedidas, principalmente mulheres, ela foi descoberta pela psicóloga, Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, nos EUA em 1979.

Essa síndrome, faz com que a pessoa não acredite no seu talento e ache que ela é uma fraude, um impostor e que só alcançou o status de sucesso que ela possui, devido a sorte ou ajudas externas, ela acaba não se dando conta do valor e do talento que ela possui e em alguns casos mais graves, a pessoa acaba parando de trabalhar, por se considerar incompetente.

Afeta a todos, até mesmo grandes celebridades

Até mesmo grandes estrelas de Hollywood como Emma Watson e Kate Winslet acabam sofrendo dessa síndrome e mesmo premiadas e super conceituadas nas suas carreiras, acham que são falsas e atrizes ruins.

Elas contam que quando acabam um teste ou uma gravação, sempre saem com um sentimento de insatisfação, de que aquilo que elas estão fazendo é ruim, não serve, um sentimento de culpa as domina.

Essa, na realidade, é uma síndrome bem mais comum do que aparenta, segundo um estudo da Gail Matthews, essa síndrome atinge em menor ou maior grau 70% dos profissionais bem-sucedidos, principalmente mulheres.

Essa síndrome pode ser diagnosticada por algumas ações que a pessoa acaba repetindo no seu cotidiano, tais como:

Auto sabota o seu próprio trabalho

O seu medo de ser exposto, de passar vergonha em público é tão grande que antes de uma reunião importante, um teste grande, uma final de campeonato, você dá um jeito de sabotar a sua participação. Assim, bebe até tarde na noite anterior, dorme mal, não se prepara. Com isso, você alivia a sua consciência, pois, se o trabalho for mal feito, é porque você estava cansado, não porque você não é capaz.

 Nunca termina nada

Por não acreditar na capacidade do seu trabalho, você acaba se tornando um procrastinador, uma pessoa que nunca vai até o fim, não por preguiça ou irresponsabilidade, mas, por acreditar que dessa forma estará se protegendo de críticas. Você prefere que alguém reclame que você não terminou um trabalho, do que alguém criticando algo que você fez até o fim. Esse fato de nunca terminar nada, acaba sendo usado de escudo para a sua insegurança.

Se tornar um workaholic

A pessoa acaba tendo tanta certeza de que ela não é competente e que seu trabalho não é bom, que ela se obriga a trabalhar mais e mais, para compensar a sua suposta incapacidade criativa, intelectual e falta de talento. Assim, ela faz um esforço muito maior e trabalha muito mais que as pessoas ao seu redor, para que ninguém descubra que ela é “incompetente”.

Umas das melhores maneiras de enfrentar essa síndrome, é saber que o erro faz parte de uma carreira, aceitar os elogios, pedir feedback do seu trabalho e em último caso, consultar um psicológico para tratar dessa insegurança.

E você, pensa que podem sofrer dessa síndrome, você têm dificuldade em aceitar elogios e sempre está se cobrando demais? Deixe seu comentário aqui no texto, participe.

PODCAST PROFISSIONAL 

Aprenda como Criar, Hospedar e Ganhar dinheiro com Podcast.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!