Segredos para conhecer seus concorrentes

 

Olá Leitor Empreendedor  se você vai criar um blog conheça como identificar seus concorrentes através desse artigo no qual  faz parte de uma série de artigos que estou fazendo e para isso eu estou usando pesquisas na internet,Lendo e-books dos maiores pro-blogger e metablogger da internet e ainda perguntando para meus Gurus, isso mesmo gurus pois como em qualquer negócio ninguém chega a lugar nenhum sozinho.

Meus Gurus

E se você não viu os outros artigos veja o link deles aqui embaixo

 

Ao criar um blog, uma pergunta importante é: quais são os blogs que tratam de assuntos iguais ou similares ao seu? quando você conhece os seus concorrentes suas ações terão um efeito muito melhor e poderão atingir públicos que os demais não enxergaram

Eu particularmente costumo ver alguns pontos como: quem é o blogueiro e isso você descobre facilmente no final de cada artigo,ou na parte superior direita, qual a data do ultimo artigo pois ele pode está com uma data muito desatualizada isso indica que ele parou com o blog, quantas pessoas seguem esse blog no Twitter, quantos fãs ele tem no Facebook, quantos assinantes ele possuí, quantos artigos ele escreveu e eu ainda analiso se o blog tem um pop-up oferecendo algum E-book de qualidade.

Uma outra avaliação que eu faço é assinar a newsletter do blog através do pop-up, isso quando eles aparecem com um E-book ou assinar  em qualquer lugar do blog e ir acompanhando os e-mails que esse blog me envia, como isso eu consigo avaliar se o blogueiro tem um auto-responder profissional como o AWeber ou outro pago pois se ele investe em pop-up profissional e auto responder profissional é porque ele tem retorno com o blog e isso faz dele uma pessoa que devemos acompanhar se quisermos ter renda com o nosso blog.

Agora se você entra no blog e ele não tem domínio próprio exemplo: (www.seublog.blogspot.com ou www.seublog.worpress.com) é porque ele não é profissional ou apenas não usa o blog como fonte de renda e isso você também precisa saber quando for criar seu blog, se você quer ter renda com ele ou não. veja meu artigo sobre qual é o seu propósito com um blog.

Nessa análise, não deixe também de verificar os pontos fracos dos seus concorrentes. Quais são os assuntos que você parece conhecer mais que ele? Quais termos de busca ele poderia ter trabalhado melhor? Aproveite essa lacuna para escrever posts que ficarão bem posicionados.

 

Concorrentes não são inimigos

 

Shun Tzu, no livro “A Arte da Guerra”, já dizia:

Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.

 

Isso vale para muitas situações, não só para guerras. Conhecer quem são seus principais concorrentes, entender como eles trabalham e saber como usar essa informação para melhorar seu blog é um passo importante para o crescimento do seu blog.

Porém isso não quer dizer que ser concorrente é ser inimigo,é de extrema importância que você faça amizades na blogoesfera. por isso eu assino a newsletter do blog que quero fazer amizade e que são do mesmo nicho que eu.

 

Qual a participação de mercado?

 

 Um  forma muito muito eficaz para analisar os seus concorrentes é usar de ferramentas e uma delas é:

Google Blogs

Google Blog Search  ele pode mostrar vários blogs com temas parecidos com o seu. Daí vem a importância de conhecer e entender seus concorrentes para que você possa fazer o seu blog crescer!

 

Google Trends

Uma outra ferramenta  para esta análise é o Google Trends. Esta ferramenta oferecida pelo Google tem o propósito de estimar as visitas únicas diárias que um site recebe, exibindo um gráfico sobre este dado.

Veja a análise que eu fiz com os domínios Uol,Terra,ig,Globo

google trends_1

segredos

Woo Rank

 

 

 

WooRank é uma ferramenta para analise de blogs e sites que permite gerar um relatório detalhado de todas as estatísticas de seu blog em alguns segundos.
Com o WooRank é possível obter uma analise de suas visitas, SEO, rank, links mais acessados, tags mais usadas, publicação de fotos, localização do servidor e muitas outras funcionalidades que vão te ajudar na analise de seus sites e blogs.

 

Uma outra forma de analisar e através da Análise on page.

  • Como é a linkagem interna?
  • Quais textos âncoras são usados?
  • Como é apresentado o conteúdo?
  • Que tipo de conteúdo é oferecido?
  • Qual o foco(palavra-chave) de cada página?

 

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