Os 3 Principais Círculos De Posicionamento Dos Seus Clientes

By Wando 5 meses agoNo Comments
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Como Vender Mais Entendendo A Psicologia De Cada Cliente. Este é um simples checklist para você entender a mentalidade dos 3 principais tipos de clientes possíveis que você pode ter em seu negócio, e sobre como conversar com cada um deles de forma adequada.

Esta conversa pode ser feita de diferentes formas: através de suas campanhas de e-mail marketing, através de vídeos no YouTube, através de posts em seu blog ou fanpage, e principalmente, na página de vendas do seu produto, e dentro do seu vídeo de vendas… Entender estes 3 tipos de posicionamento é fundamental para que seu produto venda feito água na internet…

 

Os 3 Principais Círculos De Posicionamento Dos Seus Clientes

Posicionamento 1 O Cliente Só Deseja Benefícios Imediatos

Esta é a grande maioria dos clientes que irão comprar seus produtos e serviços. Eles querem saber exatamente o que irão ganhar com “aquilo”, em quanto tempo, e como estarão no dia de amanhã… Este é o cliente mais clássico, e ele só está interessado nos ganhos, simples assim.

Entregue a ele detalhadamente todos os benefícios do seu produto, assim como crie em sua mente a sua transformação, ou seja, como ele se encontrará no dia de amanhã, caso ele compre o seu produto, a sua solução.
Responda as perguntas abaixo, para entender exatamente este tipo de cliente:

  • 1)O que o seu cliente deseja hoje?
  • 2)O que o seu cliente já tentou e porque ele não conseguiu?
  • 3)No que o seu cliente deseja se transformar amanhã?
  • 4)Quais são os ganhos que ele espera ter com seu produto/serviço?
  • 5)Qual é o motivo número um do seu cliente estar procurando por sua solução?

Posicionamento 2 O Clique Cético

Este tipo de cliente desconfia de tudo e de todos. Ele não confia em você porque ele nunca te viu na vida. Ele não confia em seu produto, porque ele não acredita em “milagres”. Ele não acredita em si mesmo, porque já tentou de tudo e fracassou. Ele acredita saber mais do que você.

O cliente cético é um cliente lógico. Ele gosta de entender a lógica que está por detrás do seu produto/ serviço.
Assim que ele entende a lógica do seu produto, ele geralmente costuma aceitar melhor os benefícios do mesmo. Porém, ele quer entender antes, para depois aceitar. O cliente cético é geralmente o seu melhor cliente. Ele é analítico. Ele está disposto a ir mais longe. Ele é difícil de ser conquistado, porque ele se considera melhor do que você. 

Não tente com isso se demonstrar superior a ele. Explique o processo do seu produto/serviço de forma educada, e detalhada. Este cliente ama detalhes. Feito isso, fisgue-o com um desafio, faça uma pergunta do tipo: “Como você poderia aplicar esta lógica do meu produto, em suas dificuldades?”

Bingo! Ele vai morder a sua isca… Clientes céticos aceitam desafios, eles são dedicados, e por isso, podem ser seus melhores clientes… Responda as perguntas abaixo, para entender exatamente este tipo de cliente:

  • 1)Qual a lógica do seu produto/serviço, e porque ele funciona melhor do que os demais? 
  • 2)Qual o processo, o exato passo-a-passo, que permite seu cliente obter sucesso?
  • 3)Por que seu cliente falhou antes? E no que ele falhou?
  • 4)O que seu produto possui de inovador, nunca antes testado, por este cliente?
  • 5)O que comprova realmente que seu produto pode solucionar as dores do seu cliente? Existem casos reais, estudos de caso, sobre isso?

Posicionamento 3 O Cliente Que Sempre Fracassou

Este cliente está enfrentando problemas e merece atenção especial. Ele possui uma dor profunda, e já tentou de tudo para resolver seu problemas, mas por algum motivo não consegue. Entender este cliente não é fácil, e exige um acompanhamento pessoal. Muitas vezes este cliente necessita de uma atenção individualizada, e merece até mesmo suporte antes mesmo de se tornar cliente.

Ele sabe que existe solução ao problema que está enfrentando. Ele sabe que você tem algo que ele ainda pode não ter experimentado. Porém, ele sabe que sempre fracassou, e ele já tentou de tudo, por isso, ele pode não acreditar em você. Pior do que isso, ele não acredita ser capaz…Para motivar este cliente a tentar mais uma vez, e experimentar a sua solução, você precisa fazer algumas perguntas:

  • 1)Quais outras soluções este cliente já testou?
  • 2)Qual o principal problema do seu cliente hoje?
  • 3)Há quanto tempo este cliente enfrenta o problema?
  • 4)Por que seu produto pode realmente ajudar este cliente?
  • 5)Por que seu cliente não obteve sucesso com as outras soluções?

Existem outros dois tipos de clientes, mais sutis, menos evidentes, mas que fazem parte dos círculos de posicionamento…

Meu intuito é lhe apresentar os três principais. A partir deste momento, se você começar a separar estes clientes em suas listas, em seus posts, em seus vídeos, vai perceber uma nítida diferença na forma de como você impacta a sua audiência, e na forma de como eles respondem ao seu chamado…

Você com certeza venderá mais, porque começou a “individualizar massas na internet”…

Se você gostou deste texto, ele é parte de um dos conteúdos que o Tiago bastos disponibiliza na internet, caso queira saber mais acesse aqui 

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Eu sou o Wando Nascimento. Estudei Engenharia Ambiental e Civil, hoje estudo Comunicação. Sou Profissional de marketing digital, certificado pelo método 8ps do marketing digital, blogueiro profissional e amante da fotografia.