O que é Flow o Estado de fluxo?

By Wando 1 ano agoNo Comments
Home  /  + Conhecimento  /  O que é Flow o Estado de fluxo?

Você sabe o que é o estado de Flow? Você já atingiu esse estado em alguma atividade? Nesse artigo você vai conhecer esse estado e como você pode aplicá-lo em seu dia-a-dia.

Eu estava pesquisando algumas coisas para um novo e-book que estou produzindo e percebi que fiquei por 4 horas consecutivas sentado em frente ao computador sem perceber. Então lembrei desse conceito que ouvi em alguns videos de empreendedores e decidi pesquisar mais sobre esse assunto e acabei descobrindo coisas fascinantes.

O estado Flow ou estado de fluxo  é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o conceito tem sido utilizado em uma grande variedade de campos.

Você já experimentou a sensação de estar realizando um tarefa e quando percebeu passou-se horas e você nem viu as horas passar ?Esteve fazendo algo de forma tão concentrada que só pensava naquilo, e o resto passou para o segundo plano? 

O que é Flow?Quando você não tem um objetivo definido, um propósito como empreendedor isso pode fazer com que você fique desmotivado ao ter que realizar tarefas que não o fazem verdadeiramente feliz.

Muitas vezes os resultados como empreendedor pode não aparecer no tempo em que você gostaria e isso tem relação com o real entendimento do seu propósito e das suas tarefas. Já falei aqui no blog sobre a importância de identificar o seu propósito nos negócios online. Porque isso sem sombra de dúvidas é o ponto principal em qualquer negócio bem sucedido.

E isso tem total relação com o estado de Flow, porque quando você realiza uma tarefa na qual você não gosta o estado de Flow nunca irá agir. Você sempre estará sofrendo com a falta de foco, se distraindo com o Facebook, com o WhatsApp e diversas outras coisas.

 O Estado flow ou de fluxo

Quando Mihaly Csikszentmihalyi criou esse conceito na década de 70 representou um grande avanço para a psicologia e até hoje é considerada uma das principais ferramentas para obtenção da felicidade e bem-estar.

Mihaly enumerou os componentes de uma experiência de fluxo da seguinte forma:

  1. Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).
  2. Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).
  3. Perda do sentimento de auto-consciência.
  4. Sensação de tempo distorcida.
  5. Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).
  6. Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamento simples ou complicada).
  7. A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.
  8. A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.
  9. Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente “se tornam parte da atividade” que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.

Eu encontrei uma palestra do Mihaly no Ted, dá uma olhada!

Category:
  + Conhecimento
this post was shared 0 times
 000
About

 Wando

  (164 articles)

Eu sou o Wando Nascimento. Estudei Engenharia Ambiental e Civil, hoje estudo Comunicação. Sou Profissional de marketing digital, certificado pelo método 8ps do marketing digital, blogueiro profissional e amante da fotografia.