O Começo das Start-up onde tudo Começou

Start-up

Jerry Yang e David Filo

Olá eu me chamo wando nascimento e sou redator desse blog, e para iniciar essa categoria das Histórias das Start-up, nada mais justo do que começar do começo, é claro, e o começo foi no mesmo ambiente universitário que Bill Gates porém alguns anos depois da criação da Microsoft, que dois amigos que estudavam Engenharia Elétrica criaram um guia para a recém-nascida web.

David Filo e Jerry Yang não faziam ideia que o seu Yahoo! se tornaria uma das maiores empresas da internet. Até porque não existiam muitos sites, e acessá-los não era fácil. Seus primeiros índices eram quase manuais. Os tempos eram outros no fim do século passado.

A Origem

O Yahoo conforme está na página do Wikipédia  foi criada em 1994, Inspirados no povo Yahoo, rude e imperfeito, inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver. Yahoo é também um retro-acrônimo da expressão inglesa “Yet Another Hierarchical Officious Oracle

A Yahoo! começou como um hobby de estudantes e evoluiu para uma marca global que tem mudado a maneira como as pessoas se comunicam uns com os outros, encontram e acessam informações e compram coisas. Os dois fundadores do Yahoo!, David Filo e Jerry Yang, candidatos a Ph.D. em Engenharia Elétrica da Universidade de Stanford, começaram o que inicialmente era uma espécie de guia para informações espalhadas na recente web em um trailer no campus em fevereiro de 1994 como uma forma de manter o controle de seus interesses pessoais na Internet. Em pouco tempo eles estavam gastando mais tempo em suas listas caseiras de links favoritos do que em suas teses de doutorado. Eventualmente,quando as listas de Jerry e David tornaram-se muito longas e complicadas eles resolveram dividi-la em categorias. Quando as categorias tornaram-se muito cheias, eles separaram em subcategorias … e então a ideia central por trás Yahoo! nasceu.

Yahoo! primeiramente foi hospedado na estação de trabalho de Yang , “Akebono”, enquanto o software foi alojado no computador de Filo, “Konishiki” – ambos nomes de lendários lutadores de sumô.

Jerry e David logo descobriram que não estavam sozinhos em querer um único lugar para encontrar sites úteis. Em pouco tempo, centenas de pessoas estavam acessando seu guia bem além do trailer de Stanford. A notícia se espalhou de amigos para o que rapidamente se tornou um público significativo e leal em toda a comunidade da Internet. Yahoo! celebrou o seu primeiro um milhão de acessos no outono de 1994, com quase 100 mil visitantes únicos.

Devido à grande quantidade de tráfego e a entusiástica recepção que Yahoo! estava recebendo, os fundadores sabiam que tinham um negócio em potencial em suas mãos. Em março de 1995, a dupla incorporou o negócio e se reuniu com dezenas de capitalistas de risco do Vale do Silício. Eles eventualmente se depararam com a Sequoia Capital, uma empresa bem conceituada, cujo maiores investimentos de sucesso incluem Apple Computer, Atari, Oracle e Cisco Systems. Eles concordaram em financiar Yahoo! em abril de 1995 com um investimento inicial de quase US $ 2 milhões.

Ninguém acreditou quando os dois rapazes levantaram a fortuna de US$ 2 milhões (por mais que hoje esse valor pareça uma ninharia). Com os bolsos cheios, eles arrumaram a casa e fizeram um dos primeiros IPOs do segmento. Foi um sucesso. Lançadas a US$ 33, as ações da nova empresa fecharam o dia US$ 10 mais caras.

Percebendo o potencial que a nova empresa tinha para crescer rapidamente, Jerry e David começaram a contratar uma equipa de gestão. Eles contrataram Tim Koogle, um veterano da Motorola e um ex-aluno do departamento de engenharia de Stanford, como diretor executivo, e Jeffrey Mallett, fundador da divisão da Novell WordPerfect, como diretor operacional. Eles conseguiram uma segunda rodada de financiamento no segundo semestre de 1995 de investidores da Reuters Ltd. e Softbank. Yahoo! lançou IPO altamente bem-sucedido em abril de 1996 com um total de 49 funcionários.

Hoje, o Yahoo! Inc. é uma empresa líder de comunicações globais via internet, comércio e empresa de mídia que oferece uma rede global de marcas de serviços para mais de 345 milhões de pessoas por mês em todo o mundo. Como o primeiro guia online de navegação na Web, www.yahoo.com é um dos principais guias principalmente em termos de tráfego, oferecendo serviços como o portal que hospeda uma vasta quantidade de conteúdo de áudio e vídeo em streaming, hospedagem de lojas virtuais e serviços de gestão, além de ferramentas de sites e serviços. A rede da empresa Web global inclui 25 propriedades mundiais. Com sede em Sunnyvale, Califórnia, o Yahoo! tem escritórios na Europa, Ásia, América Latina, Austrália, Canadá e Estados Unidos

Era só o começo

Start-up

Capa da veja

Era só o começo de um grande império. Com o capital, começaram as aquisições: o principal repositório de páginas pessoais (Geocities), empresas de conteúdo em vídeo e áudio (Broadcast.com e MusicMatch), serviços de e-commerce

(Kelkoo), comunidades (eGroups), agenda on-line (Upcoming. org), compartilhamento de fotos (Flickr) e links (Del.icio.us). Enquanto isso, o valor de cada ação chegava a quase US$ 500. A exuberância irracional não parecia ter fim. A AOL, afinal, tinha acabado de comprar a TimeWarner. O Yahoo! era o Google da época. Mas o Google ainda não tinha sido inventado.

Em março de 2000, a bolha pontocom estourou. Desde então as coisas nunca mais foram as mesmas. Um ano depois, as ações do então fenômeno chegaram a valer US$ 8. Mesmo assim, no ano seguinte, ele tenta comprar o Google. E ouve um inacreditável “não”. Desnorteado, o Yahoo! tenta investir no desenvolvimento de novas tecnologias. Sem uma estratégia clara, porém, não consegue desenvolver um produto claramente melhor do que o oponente. Seu faro para aquisições já não é o mesmo, a ponto de deixar passar duas ideias promissoras: um tal de You-Tube e um tal de thefacebook. Mesmo no vermelho, ainda esnoba a tentativa de compra pela Microsoft. Hoje algumas de suas marcas, como o Flickr, são mais populares e queridas que a empresa-mãe.

Pesquisando na Internet sobre o yahoo encontrei um video bem interessante explicando o nascimento do yahoo, nada diferente do que escrevi aqui, porém é sempre bom ver em video, ativa a nossa memoria visual.

PODCAST PROFISSIONAL 

Aprenda como Criar, Hospedar e Ganhar dinheiro com Podcast.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!