Meritocracia – Receba por gerar valor à outras pessoas

By Wando 11 meses agoNo Comments
Home  /  + Conhecimento  /  Meritocracia – Receba por gerar valor à outras pessoas

O seu chefe é um iDiota? Você está cansado de trabalhar para ele? Descubra nesse artigo novas possibilidades para encontrar ou criar o trabalho e a vida que você realmente deseja por meio da geração de valor verdadeiro para outras pessoas.

Se você já se questionou se existe algo errado com o nosso modelo de trabalho, de ensino, e de meritocracia, então você está no lugar certo!

Muitas pessoas tentam criar um negócio digital e não conseguem e um dos motivos para que isso aconteça é o entendimento de meritocracia. Quero te mostrar como você pode criar, um negócio digital, entendendo o conceito de meritocracia – geração de valor para outras pessoas, isso mesmo, meritocracia de verdade.

Meritocracia – Receba por gerar valor à outras pessoas 

Volte a sua infância, e lembre-se quando você jogava aquelas peladas de rua, e em determinada ocasião chegavam 2 amigos  e começavam a escolher o time. Um escolhia fulano de tal, porque sabia que jogava bem, o outro escolhia o beltrano, que também jogava bem e assim seguia até o último a ser escolhido. Na percepção daqueles dois amigos que estavam escolhendo o time, o último a ser escolhido era o pior jogador. Nesse processo de escolha, uma coisa ficou clara para você: O primeiro a ser escolhido, pela habilidade de jogar futebol, vale mais que o último.      

Outra situação…….

Você trabalha duro todos os dias, levanta cedo, pega ônibus lotado, leva duas horas para ir, e 2 para vir do seu trabalho, e ainda estuda para poder ter mais chances de ocupar um cargo de chefia e uma outra pessoa que você achava que sabia menos do que você, acaba ocupando a vaga. De alguma forma ele gerou mais valor do que você.

As pessoas confundem esforço com mérito. Esforço pode ser o trabalho duro de sol a sol todos os anos de sua vida – “trabalho mais esforço é igual a riqueza e sucesso”, e mesmo assim pode ser que nada aconteça. Mérito é a percepção de valor que as pessoas têm de você.


Meritocracia “Trabalho mais esforço é igual a riqueza e sucesso”
. Se isso fosse verdade, todo pedreiro e agricultor que se mata de sol a sol teriam riquezas e sucesso. O meu pai que decorava as casas com gesso a vida toda e hoje recebe 1 salário minimo. 

O mérito que você tem, depende de sua capacidade de fazer com que as pessoas percebam o valor que você cria para elas. Em outras palavras: o preço do seu esforço, do seu trabalho, da sua dedicação, é definido pela quantidade de valor que você é capaz de gerar para quem está disposto a pagar pelo trabalho que você faz.

Meritocracia não julga o ser humano, sua moral e costume. Ela julga o valor que cada pessoa cria para a sociedade. É assim que acontece com muitos jogadores de futebol. O jogador A gera mais valor (dinheiro)  para os patrocinadores e para o time do que o jogador B.

Isso nem sempre está relacionado com talento. Isso também acontece com alguns cantores, quantas vezes você mesmo não disse que o cantor X ou Y não canta nada, e mesmo assim o cara faz um sucesso estrondoso. Quer dizer, de alguma forma ele gerou mais valor do que outro cantor.

Perceba que valor pode ser em dinheiro, como também pode não ser. O Jogador gera valor (dinheiro) para os patrocinadores e valor (vitorias) para o seu time.

As pessoas, são remuneradas pela quantidade de valor que ela gera para a empresa ou para a sociedade. Não é a quantidade de horas ou o esforço com que ela trabalha que importam, mas o resultado obtido pelas horas trabalhadas. O mérito vem do valor gerado e não do trabalho em si. Qualquer um pode criar um negócio digital e subir na vida sim senhor, mas vai ter que ser mais que a média dos que já fazem isso.

Negócio Digital 

O que acontecem muito, é a pessoa achar que espalhar links de afiliados pela internet inteira, vai trazer resultados para ela. Pode ser que, em um primeiro momento até gere sim, mas com o tempo isso é algo que não sustenta, não gera valor.

Os negócios digitais estão em franco desenvolvimento. Apesar de já ter alguns player muito bem posicionados ainda há espaço para muitas outras pessoas. Esse modelo tem diversas vantagens como: liberdade de tempo e espaço, baixa barreira de entrada, e custo tendendo a zero para criar.   

O fundamento básico de um negócio digital é a geração de valor. Quando você entende isso, fica muito mais fácil para criar um negócio e as chances dele dar certo são muito maiores.

Se gostou dessa dica, te convido a conhecer o eBook “Como deixar de trabalhar para um iDiota e começar a empreender” que está disponível de forma gratuita. Nele eu apresento, através de uma pesquisa feita por um cientista chamado Sam Glucksberg na universidade do MIT (Massachussets Institute of Technology) nos Estados Unidos, como o sistema de motivação baseado em moedas, já não é mais o modelo correto para as pessoas do século XXI.  

Mostro a magnitude do momento que estamos vivendo no empreendedorismo, e como a nova economia digital permite que alguns empreendedores tenham liberdade financeira, de tempo e de espaço.

Meritocracia

 Aproveite e deixe seu comentário aqui sobre o que achou do artigo.

Um grande Abraço 

Wando São Paulo

Category:
  + Conhecimento
this post was shared 0 times
 000
About

 Wando

  (164 articles)

Eu sou o Wando Nascimento. Estudei Engenharia Ambiental e Civil, hoje estudo Comunicação. Sou Profissional de marketing digital, certificado pelo método 8ps do marketing digital, blogueiro profissional e amante da fotografia.