Home  /  Manifesto

Qual é o seu propósito hein?

Você já parou para pensar sobre isso?

Afinal de contas você está no mundo para que hein!

A definição de propósito encontrada no dicionario diz: Aquilo que se pretende alcançar:

alvo, destino, desígnio, finalidade, intento, intenção, tenção,serventia, efeito, expectativa, fito, objetivo, objeto, projeto, destinação,uso, traça, fim, mira, escopo, aplicação, plano, pressuposto, intuito.

Existe diversas formas de obter propósito, seja conseguir emagrecer, ou atingir metas de vendas ou até mesmo terminar o ensino superior. No entanto, a forma que eu quero abordar aqui é mais profunda, algo praticamente transcendental.

A forma que eu quero tratar aqui  é sobre o sentido que você dá a sua vida. Sabe essas questões existenciais sobre: Quem sou? de onde eu venho? para onde eu vou? para que estou aqui?

Essas questões que, vez ou outra, nos vem a cabeça e nos faz examinar o próprio íntimo em busca de uma resposta. É claro que não existe uma resposta definitiva para esse assunto. Quero apenas expor a minha perspectiva sobre as razões que me fazem compartilhar um pouco do meu conhecimento por meio da internet e quem sabe fazer você também compartilhar.

A maioria das pessoas não estão preocupadas com isso, mas se você está aqui lendo esse texto é porque você faz parte de uma minoria que não quer passar pela vida apenas como um visitante, um passageiro repetindo um script escrito pelos seus antepassados como se a vida fosse uma linha já traçada sobre a qual não podemos mudar.

Buscar um propósito para nossa existência não é nada fácil e nem todo mundo consegue, mas uma vez encontrado clarifica muita coisa e repercuti em todos os aspectos da nossa vida.

Dá para viver sem propósito, mas o propósito ilumina o seu caminho e nos deixa mais vivos. Sabe quando você acorda de manhã já pensando no seu propósito e vai dormir ainda pensando nele.

Há um vídeo chamado a surpreendente verdade sobre o que nos motiva do Daniel Pink sobre seu livro “DRIVE – The surprising truth about what motivates us”.Que você pode acompanhar na versão animada e legendado clicando aqui ou na versão original postado pelo canal TED e também legendado aqui 

Na palestra Daniel fala que o sistema de motivação baseado em moedas já não é mais o modelo correto para as pessoas do século XXI. Ele explica sobre um estudo feito por um cientista chamado Sam Glucksberg na universidade do MIT (Massachussets Institute  of Technology) nos Estados Unidos sobre o poder do incentivo.

Sam juntou um grupo de estudantes e propôs alguns desafios e disse que iria cronometrar em quanto tempo eles resolviam esses desafios e os recompensariam em 3 níveis.

Os que saíssem bem receberia uma quantia pequena em dinheiro, os que saíssem bem melhor receberiam uma quantia significativa, e os que saíssem muito melhor, nada mais justo do que receber uma grande quantia em dinheiro. Essa forma de recompensa você deve conhecer bem, é o modelo como as empresas nos motivam.

Nesse experimento descobriram algo interessante. Nas tarefas que envolvem apenas habilidades mecânicas elas funcionam muito bem, quanto mais se paga, melhor o resultado. Agora quando envolve habilidades cognitivas, capacidade de raciocínio, a tomada de decisões racionais, e criatividade. As premiações levam a um desempenho fraco.

Se Você Oferece Uma Recompensa, Conseguirá Mais Do Que Você Quer, Se Você Pune Obterá Menos.

O que eles descobriram parece um pouco contra-intuitivo, porque não obedece às leis do comportamento humano. O experimento foi repetido em Madurai, uma zona rural da índia onde a quantia oferecida para os alunos do MIT significavam verdadeiras fortunas para os indianos.

E o resultado foi o mesmo……………

Recompensar uma pessoa com valores monetários só funciona quando a tarefa não exige complexidade de pensamento, dinheiro é algo motivador sim, mas não é tudo.

A conclusão de Daniel é algo que eu e algumas pessoas ao redor do mundo já sabíamos. Precisamos sim ganhar dinheiro, mas também precisamos estar envolvido em algo com mais significado, algo com um propósito alinhado a nossa personalidade.

O meu propósito com esse blog é a mesma da minha “missão” Ajudar as pessoas a entender que a combinação de conhecimento, talento, técnicas certas, e um projeto bem estruturado. Pode ser o principio para um grande propósito de vida e ao mesmo tempo prover a própria subsistência por meio da internet.

É claro que para isso é necessário conhecimento, e por isso criei uma página inteira de conhecimento. Nesse espaço terá todo o conhecimento que eu venho acumulando desde 2012. É o pontapé inicial para começar a compartilhar o que você sabe e ainda ser recompensado. Até por meio de dinheiro.

É esse propósito que muitas vezes me faz pesquisar, estudar, testar e escrever sobre as melhores técnicas de empreendedorismo digital altas horas da madrugada, mesmo depois de uma dia inteiro de trabalho e faculdade. Tudo para que você consiga ter resultados com o seu propósito e em um futuro não muito distante abandonar o que você faz hoje para pagar as contas e não é feliz.

O manifesto é por um propósito com significado e que além de pagar as contas nos dê uma vida digna ainda ajuda muitas pessoas ao redor do mundo.

E ai já está preparado para fazer parte da maior comunidade de busca de propósito remunerado da internet.