Escola do Empreendedor

Olá Empreendedores, hoje quero compartilhar com todos sobre uma Escola do Empreendedor que foi criada pelo governo, onde tem como finalidade orientar o dia-a-dia do empreendedor através de cursos gratuitos.

empreendedor

O objetivo da escola é estimular o desenvolvimento de pequenos negócios assim como o empreendedorismo, o lançamento oficial ocorreu  em (20/05) pelo secretario do Estado do emprego Carlos Ortiz.Usando um sistema de ensino a distância (EAD), a escola oferece 10 cursos gratuitos com duração de até três horas para diversas áreas do mercado, como a de serviços, rural e industrial. Os alunos podem aprender os módulos usando três recursos: cartilhas com orientações e exercícios, vídeo aulas com exemplos práticos e o portal, que permite avaliar o seu próprio desempenho, entrar em atividades interativas e emitir o certificado de participação.

Conheça um Empreendedor Digital

Escola do Empreendedor paulista

A Escola do Empreendedor Paulista é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e do Banco do Povo Paulista, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, a fim de oferecer conhecimentos que facilitem a gestão de micronegócios.

Público-alvo: Microempreendedores urbanos e rurais, formais e informais, clientes ou não do Banco do Povo Paulista e demais interessados

Quanto custa e como participar: Os cursos são oferecidos gratuitamente na modalidade de educação à distância, com a utilização de material impresso, vídeo aulas e, facultativamente, internet (suporte de sistema de gestão da aprendizagem).

Conteúdo: Os conteúdos dos dez cursos, que poderão ser cursados independente uns dos outros, cada um com duração de 2 a 3 horas (expectativa de tempo de estudo), percorrem conhecimentos básicos necessários a qualquer empreendimento. O aluno poderá realizar os cursos que desejar, no ritmo de sua necessidade e interesse, sem qualquer restrição.

Na internet está disponibilizada, além de todo o conteúdo em formato digital, a avaliação do processo de aprendizagem de cada curso, com questões objetivas, bem como suporte ao aluno.

Veja quais são os cursos oferecidos pela Escola do Empreendedor Paulista:

Curso 1 – Empreendedorismo na Prática

empreendedor

Neste curso básico você descobrirá quais as características que um empreendedor deve possuir e como desenvolver as habilidades essenciais para fazer de seu negócio, não importa o tamanho, uma empresa de sucesso. Ficará sabendo o que é um plano de marketing, onde buscar ajuda e como fazer um Plano de Negócios, entre várias outras dicas importantes.

Curso 2 – Atendimento ao Cliente

empreendedor

Não existe negócio sem cliente. Mas como atender diferentes públicos e como atrair a clientela? É o que você verá no curso básico 2, que traz exemplos práticos e orientações para você conhecer melhor o seu cliente, encantá-lo e torná-lo fiel. Você poderá conferir a importância do processo de comunicação e como apresentar um diferencial que o destaque da concorrência.

Curso 3 – Consumidor e Fornecedor

empreendedor

Consumidor e fornecedor são os dois elos de uma corrente que impulsionam o progresso do seu negócio. Neste curso básico você entenderá o que é a lei da oferta e da procura. Também aprenderá a utilizar dados de mercado para descobrir oportunidades de negócio, definir o seu alvo e conhecer melhor o seu cliente para atendê-lo de forma diferenciada, dando mais um passo rumo à vitória.

Curso 4 – Ações de Marketing

empreendedor

O marketing é fundamental nos dias de hoje para garantir a sobrevivência e a lucratividade de qualquer empreendimento. No curso básico 4 você verá, passo a passo, como desenvolver estratégias de marketing diferenciadas e de baixo custo. Terá contato com várias ideias inovadoras e criativas para aplicá-las, não importando o ramo ou tamanho do seu empreendimento.

Curso 5 – Formalização

empreendedor

Muitos empreendedores ficam em dúvida se é melhor continuar na informalidade ou ingressar no mercado formal. Neste curso básico, você ficará por dentro das vantagens da formalização, tanto para a empresa quanto para você e sua família. Descobrirá como formalizar o seu negócio e quais os diferentes tipos de empresas e enquadramentos que existem. Assim, poderá optar pela melhor solução.

Curso 6 – Formação de Preços

empreendedor

Uma dúvida muito frequente é a de como determinar o preço de um produto ou serviço que será colocado no mercado. Quais são os elementos que devem ser considerados? Basta verificar o que a concorrência faz? Estas e outras perguntas são respondidas neste curso básico. Você terá a oportunidade de montar o preço certo para aquilo que oferece, conhecendo diferentes estratégias e a psicologia dos preços.

Curso 7 – Vendas e Ganhos

empreendedor

Vender é um dos pontos críticos em qualquer negócio. Neste curso básico, você saberá como planejar e monitorar suas vendas, seja de produtos ou serviços. Irá verificar qual o perfil ideal de um bom vendedor e como construir uma equipe de vendas eficiente, seja com apenas um ou muitos vendedores. Também terá dicas para obter maiores ganhos.

Curso 8 – Gestão Financeira

empreendedor

Embora pareça complicada, a gestão financeira está ao seu alcance. Você vai entender porque ela é tão importante e quais os procedimentos que precisam ser efetuados para um bom controle das finanças. Conhecerá vários tipos de planilhas que facilitarão a sua vida, não deixando seus lucros escorrerem pelo ralo. Com este curso básico, você ficará por dentro dos tipos de investimentos que existem e pronto para crescer!

Curso 9 – Higiene e Segurança

empreendedor

Cuidar de seu estabelecimento é cuidar das pessoas que o frequentam, trabalhadores ou clientes, levando em conta a higiene e a segurança. As medidas de higiene estão ligadas aos cuidados pessoais e ambientais. Para garantir a segurança de funcionários e clientes, é necessário conhecer os cinco tipos de riscos, e como evitá-los, utilizar equipamentos de proteção e elaborar um Mapa de Risco. Tudo isso você vai aprender neste curso básico.

Curso 10 – Sustentabilidade e Comunidade

empreendedor

Neste curso básico você aprenderá o que é desenvolvimento sustentável e conhecerá a “teia de desenvolvimento” para entender como ela afeta o seu negócio. Além disso, perceberá a importância do protagonismo social para o empreendedor e a encontrar o equilíbrio entre as exigências de competitividade de seu negócio com as dos novos tempos, voltados para a preservação ambiental.

Essa Iniciativa  foi da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Estado em parceria com o Banco do Povo Paulista, a Escola do Empreendedor foi instituída em caráter-teste em agosto de 2012 e já conta com 20 mil matrículas efetuadas e mais de 8 mil certificados emitidos. Para se inscrever, acesse o site http://www.escoladeempreendedorismo.sp.gov.br/

Junte-se as mais de 900 pessoas

Wando

Wando Nascimento um empreendedor por natureza, insistidor por opção, morador de uma periferia qualquer de São Paulo, possuo alguns negócios na internet entre sites e blogs e estou em fase inicial de uma Startup.Um Empreendedor Ajudando outros Empreendedores com dicas e oportunidades reais na Internet.

Website: http://www.umempreendedor.com.br