Empreender está há anos luz do que podemos considerar uma tarefa fácil, simples, sem empecilhos, pois como todos os que já se arriscaram em se tornar o seu próprio chefe, tenha fracassado ou obtido sucesso tem ótimas histórias e lições de vida para contar sobre sua experiência como empreendedor.

Se fosse para explicar com pouquíssimas palavras a sensação de quem encara o desafio do empreendedorismo, poderíamos dizer “montanha-russa”, sim exatamente como aquelas dos parques de diversões, só que sem todos os aparatos e cinto de segurança convencionais que estamos acostumados. A montanha russa do empreendedorismo é capaz de trazer a sensação da explosão de felicidade e realização do sonho perfeito até a mais completa desolação e vontade de desistir, chutar o balde, jogar a toalha, antes mesmo de começar.

Para quem empreende, penso eu que, umas das maiores dificuldades deve ser a de aprender a conviver com todos os seus pensamentos, receios, dúvidas, êxtases e, é claro, saber separar suas emoções com o lado profissional.
Para quem deseja empreender, um dos pontos iniciais e mais importantes para poder começar, é ter a cabeça no futuro, pois não é possível montar uma empresa pensando apenas no presente, pois no momento que você começar já estará ultrapassado em relação aos seus futuros ou atuais concorrentes. E todo o plano de negócios permanece assim para sempre, pois mesmo que o produto ou serviços já exista, o empreendedor deve estra sempre pensando e planejando seu próximo passo, como poderá inovar daqui para frente, a melhor maneira de fazer a diferença com algo que já é conhecido para todos etc.

EmpreenderEmpreender é parecido com administrar, pois você estará com a responsabilidade de acertar e não decepcionar aqueles que contrataram seu serviço, um ótimo exemplo é o de administrar um condomínio, pois você não conta com a responsabilidade de cuidar de seus empregados, mas também de todos os seus condôminos, estes que serão muito críticos ao menor dos erros cometidos por aquele que administra.

Como eu citei anteriormente sobre a montanha russa do empreendedorismo, às vezes, alterados por fortes emoções, empreendedores correm o risco de se empolgar com os seus sucessos, perdendo a noção de realidade, o que pode acabar contribuindo para o próprio insucesso do negócio. O segredo para evitar ou ao menos amenizar o possível risco de cair na ilusão de sucesso rápido e estar sempre com amigos por perto e é claro, pensar com cautela e averiguar cada situação, seja quando você estiver no ponto mais alto de sua montanha-russa, ou no mais próximo do chão.

Post

PODCAST PROFISSIONAL 

Aprenda como Criar, Hospedar e Ganhar dinheiro com Podcast.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!