Aprenda a escapar do efeito manada e prover o seu futuro

By Wando 2 anos agoNo Comments
Home  /  + Conhecimento  /  Aprenda a escapar do efeito manada e prover o seu futuro

Existe um fenômeno interessante chamado de efeito manada que diz respeito as situações em que indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma caminhando bovinamente atrás do rabo do outro.Veja nesse artigo como escapar do efeito manada e prover o seu futuro.

Lembro-me bem da minha adolescência em uma ocasião onde meus pais brigaram comigo porque eu queria colocar um brinco na orelha esquerda ou porque eu queria ir a uma excursão da escola aonde todos os meus amigos iam mais eles não tinham dinheiro para pagar. Quem não fez coisas que não necessariamente gostariam de fazer com medo de não ser aceito ou para não se sentir excluído? Na adolescência temos essa necessidade.

Esse é o fenômeno manada

Mas, será que isso só acontece na adolescência?   

Aprenda a escapar do efeito manada e prover o seu futuro 

Para você não se sentir excluído da sociedade você acaba optando em fazer uma faculdade, uma pós graduação, quem sabe duas e então descobre que precisa falar outras línguas porque o mercado exige, enfim você acaba tomando suas decisões com base no que as outras pessoas e a sociedade vão pensar do que em realmente buscar algo que te faça feliz.

efeito manada Um triste exemplo de comportamento movido pela manada foi na tragédia da boate em Santa Maria, os bombeiros notaram que muitos morreram no banheiro, provavelmente porque viram alguém correndo naquela direção e acabaram seguindo o instinto de manada: “se estão indo naquela direção é porque deve ser o melhor a fazer”. O instinto é muito forte.

Outro exemplo foi o Impeachment da presidenta Dilma, segundo o cientista político Danilo martuscelli, da UFFS o Impeachment foi movido muito mais pelos vazamentos dos áudios do que por provas de irregularidades do governo, não que elas não tenham acontecido de fato, porém é necessário apuramos os fatos para que se legitime o impeachment.

Ainda segundo o cientista o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado chegou a afirmar que, se as investigações da Lava Jato continuassem, sobrariam uns seis parlamentares no Congresso Nacional. Isso é grave e é um sintoma de que muitos dos deputados e senadores devem ter sido favoráveis à admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff por estarem com rabo preso com algum esquema de corrupção.

Mais um exemplo vem do MIT( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que realizou  um estudo que buscou responder a viralização de alguns assuntos que acontece na internet.

O estudo responde se uma coisa é popular porque é boa ou é boa porque é popular?

O resultado, publicado na revista Science, diz que a resposta correta é a segunda. Ou seja, nós temos 32% mais chance de gostar de algo quando ele já foi gostado por alguém antes da gente. É o famoso “efeito manada”… se esta todo mundo indo pra uma direção, porque não ir também não é mesmo? 

Qualquer escolha que fizermos nos trará dificuldades. Sempre haverá o imprevisível, o incontrolável, estes são amálgama insolúvel da vida. Então, não adianta querer ser advogado ou médico pela vontade dos pais, ou simplesmente porque há segurança sendo um “doutor”. Como também, viver sem medo de arriscar não renderá necessariamente uma vida feliz.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado de alguma forma a entender que, só seremos realmente felizes e completos se estivermos fazendo algo que realmente faz sentido para a gente, caso contrario estaremos apenas sobrevivendo ao invés de estarmos vivendo. 

Category:
  + Conhecimento
this post was shared 0 times
 000
About

 Wando

  (164 articles)

Eu sou o Wando Nascimento. Estudei Engenharia Ambiental e Civil, hoje estudo Comunicação. Sou Profissional de marketing digital, certificado pelo método 8ps do marketing digital, blogueiro profissional e amante da fotografia.