A Historia do Netscape X Microsoft

By Wando 5 anos agoNo Comments
Home  /  Netscape  /  A Historia do Netscape X Microsoft

Olá a todos

Esse Artigo tem como finalidade integrar a célebre classe dos Empreendedores da Tecnologia aqui do blog Um Empreendedor.

Por um acaso alguém lembra do Netscape? muitos nem sabe do que estou falando, mas o netscape foi o pioneiro em browser que popularizou a internet, e a historia dele começou em 23 de janeiro de 1993 quando um pesquisador Marc Andreessen do Centro Nacional de Supercomputação Aplicada (NCSA) da universidade de Illinois, anunciou em um grupo de discussão da Usenet que estava disponibilizando para Download o navegador X Mosaic em uma época em que a Internet ainda era uma ferramenta restrita ao universo acadêmico.

Baixe Grátis o e-Book 10 passos para se construir um negócio online de sucesso

microsoft

A grande inovação do X Mosaic era o surgimento da estrutura básica para que a internet viesse a se desenvolver fora das Universidades. Um ano depois, Jim Clark, fundador da Silicon Graphics, procurou Andreesen com o objetivo de formar uma nova empresa, do encontro entre ambos surgiu a Mosaic Communications, que logo passou a se chamar Netscape Communications. O sucesso foi imediato e a empresa recém fundada passou a dominar o mercado de navegadores em 1995.

Netscape Communications aparecia cotada em Wall Street — o que demonstrava não apenas sua própria vitalidade mas também a vitalidade da nova economia. No verão deste ano, havia uma estimativa de que mais de 80% dos internautas faziam uso do Netscape. Em meados dos anos 90, a Netscape era dona de 90% do mercado de navegadores de internet, mas seu domínio começou a cair quando a Microsoft iniciou a venda do Internet Explorer juntamente com o Windows.

Microsoft

Netscape X Microsoft

Preocupada com a forte presença do Netscape no emergente mercado da Internet, a Microsoft deflagrou a “guerra dos browsers”, passando a distribuir gratuitamente seu navegador, o Internet Explorer. Essa tática conquistou muitos usuários já que o software da Netscape era pago. Além disso, o navegador da Microsoft passou a ser distribuído em conjunto com o Windows 95 até que, com o Windows 98, o navegador se fundiu ao próprio sistema operacional.

Vendo sua presença na Internet cair rapidamente, a Netscape recorreu à justiça e processou a Microsoft por práticas comerciais ilegais. Ao mesmo tempo, numa tentativa de reconquistar o espaço perdido, a Netscape também passou a oferecer seu software gratuitamente. Mas já era tarde e a empresa jamais se recuperaria do golpe. No final de 1998 a empresa foi comprada pela AOL/Time Warner que decidiu, ao invés de continuar o desenvolvimento do navegador, apoiar a iniciativa da construção de um navegador de código livre.

A marca Netscape teve sua morte praticamente decretada quando a AOL Timer Warner decretou que usaria o Internet Explorer, dando assim o princípio da queda da marca Netscape. A parceria é parte do acordo de US$ 750 milhões feito para encerrar o caso

Baixe Grátis o e-Book 10 passos para se construir um negócio online de sucesso

microsift

Microsoft foi Condenada?

O fim dos negócios da Netscape foi um dos motivos pelos quais a Microsoft foi condenada em famoso caso antitruste envolvendo a empresa e o Departamento de Justiça do governo do Estados Unidos (United States v. Microsoft). A Justiça americana considerou a prática de agregação do Internet Explorer ao sistema operacional Windows uma prática monopolista e ilegal. No entanto, a decisão veio muito tarde para a Netscape.O browser Netscape Navigator foi sucedido pelo Netscape Communicator. O código-fonte do Netscape Communicator 4.x foi a base para o Mozilla Application Suite, que mais tarde foi renomeado para SeaMonkey. O Mozilla Suite também serviu como base para um subproduto navegador apenas chamado Mozilla Firefox e as versões do Netscape de 6 a 9.

Marc hoje é um dos mais poderosos investidores do Sillycon Valley e está no board de algumas das principais empresas do setor, inclusive do Facebook, e foi fundador do Ning. Além disso, ele fez investimentos no Twitter e LinkedIn.

Baixe Grátis o e-Book 10 passos para se construir um negócio online de sucesso

microsift

Category:
  Netscape
this post was shared 0 times
 000
About

 Wando

  (164 articles)

Eu sou o Wando Nascimento. Estudei Engenharia Ambiental e Civil, hoje estudo Comunicação. Sou Profissional de marketing digital, certificado pelo método 8ps do marketing digital, blogueiro profissional e amante da fotografia.