A cultura empreendedora ao invés da cultura Pocotó

By Wando 2 anos agoNo Comments
Home  /  Sites úteis  /  A cultura empreendedora ao invés da cultura Pocotó

Nesse artigo quero lhe mostrar o que é a cultura Pocotó e os benefícios de trocá-la pela cultura empreendedora.

O Luciano Pires do Portal café Brasil chamou de cultura Pocotó o que há muito tempo me incomodava, e com certeza deve incomodar você também na televisão brasileira.  No jornal você só encontra noticias manipuladas, superficiais, sensacionalistas e cheias de sangue. Uns dizem até que se você passar a mão na TV você sai com ela molhada de sangue.

O Luciano até gravou uma paródia onde os personagens são bonecos — uma egüinha e três vaquinhas — que interpretam uma paródia sobre temas que vão da cultura à política. Utiliza músicas conhecidas, bom humor e a técnica do “Bunrako”- técnica japonesa de manipulação de bonecos em que os manipuladores vestem-se de preto e permanecem em frente a um fundo preto. Vale a pena ver o vídeo.

Luciano faz um critica a programas como Faustão, João Kleber, Gugu Liberato e diversos outros programas que fazem a população esquecer o que realmente é transformador, o que realmente é importante. Em seu Podcast no Portal Café Brasil que vai ao ar semanalmente, Luciano faz uma reflexão sobre as atitudes dos brasileiros diante do cenário político, econômico e cultural do país. Numa linguagem direta ele propõe ao leitor refletir sobre a mediocridade que assola o Brasil, que transforma os brasileiros em verdadeiros pocotós. O texto é irreverente e provocativo, e não poupa nem políticos nem celebridades.

O termo “pocotó”, vem do neologismo inspirado no “funk” da Eguinha Pocotó que fez imenso sucesso no Brasil entre 2002 e 2003. Ele procura “despocotizar” a população, fazer com que as pessoas que, tendo oportunidade de escolha, não permaneçam estagnadas. Que elas não consumam sem qualquer cuidado o que a mídia lhes serve, Perceba os modismos criados pelos marqueteiros, e principalmente pratique a nobre arte da reflexão crítica.

“Pocotós” são bovinos resignados, massa de manobra dos espertos. São os acomodados, os que fazem apologia da ignorância.

A cultura empreendedora ao invés da cultura Pocotó  

Agora que você já sabe o que é a cultura Pocotó que tal trocá-la pela cultura empreendedora?

Eu sei que nem todo mundo tem o desejo de ser empreendedor, de transformar o mundo ao seu redor, mas entenda que estou falando sobre empreendedorismo como forma de pensar, agir e não como uma pessoa que possui uma empresa, ser empreendedor e possuir uma empresa são duas coisas que não necessariamente andam juntas.

Eu também sei que você trabalha a semana toda e quando tem um momento de descanso o que mais você quer é não fazer nada em frente a uma TV.

Mas veja bem……

cultura empreendedoraSe você trocar alguns momentos em frente à TV por conteúdo como o do Café Brasil, em pouco tempo você terá mais capacidade para escolher melhor nossos governantes e isso reflete diretamente na nossa economia e em nosso bolso.

Ou se trocar as horas que você fica no Facebook por conteúdo sobre como começar um negócio digital do zero, a probabilidade de algum tempo ter que escolher entre o seu trabalho atual que muitas vezes não te satisfaz, pelo seu negócio digital é muito grande.   

Eu não tenho nada contra o Netflix, pelo contrario, acho que esse modelo de distribuição de filmes e series revolucionou o mercado de entretenimento, no entanto eu particularmente na maioria das vezes troco a Netflix pelo meusucesso.com. É basicamente o mesmo modelo de negócios da Netflix a diferença é que ao invés de assistirmos filmes e series, eu assisto histórias reais de empreendedores contando como conseguiram ter sucesso em seus negócios.

Espero que eu tenha pelo menos colocado um pulga atrás da sua orelha, em relação aos benefícios de trocarmos hábitos que não nos levam para lugar algum, por hábitos que podem, no pior do cenário nos fazer escolher entre continuar trabalhando para um idiota ou não.

Category:
  Sites úteis
this post was shared 0 times
 000
About

 Wando

  (164 articles)

Eu sou o Wando Nascimento. Estudei Engenharia Ambiental e Civil, hoje estudo Comunicação. Sou Profissional de marketing digital, certificado pelo método 8ps do marketing digital, blogueiro profissional e amante da fotografia.